Mastruz ou erva de Santa-Maria

Você conhece o mastruz eu acredito que sim , mas se não, vem comigo eu vou te apresentar esta maravilhoso remédio natural.

 

O mastruz também conhecido como erva de santa maria é 

 utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas.

 

O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação.

 

Uma planta subarbustiva com crescimento espontâneo em regiões de clima tropical e subtropical. Possui folhas alternas e de diferentes tamanhos, com flores pequenas e de cor esbranquiçada. 

 

A Adriana Stavro, nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo, fala que  a erva-de-santa-maria também é fonte de: 

 

Folato: também conhecido como ácido fólico, muito utilizado por gestantes e para melhorar a imunidade;

 

Vitaminas do complexo B: as vitaminas B2 e B6 são usadas para metabolizar enzimas e dar mais energia ao corpo;

Monoterpenos: ascaridol, p-cimeno, limoneno e terpineno são excelentes para combater parasitas, como vermes intestinais;

 

Betacaroteno e vitamina A: ambos os compostos têm propriedades que combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde da pele e dos cabelos;

Minerais: cálcio, magnésio, potássio, cobre, ferro, manganês, fósforo, sódio, selênio e zinco. 

 

O mastruz é uma planta rica em compostos antioxidantes, sendo eficaz no combate aos radicais livres produzidos pelo organismo. Além de ser fonte de vitamina C e vitamina A, ela também contém diversos nutrientes essenciais à saúde. 

 

Receita 

 

A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

 

 

ou 

Você pode fazer com leite, se deseja pode adoçar ou não.