A Cabala em hebraico קַבָּלָהcabala, significa receber é uma disciplina e uma escola de pensamento esotérico relacionado ao judaísmo. Usa variados métodos para analisar os sentidos da torá, textos sagrados dos judeus, alguns cristãos chamam de Pentateuco que são aí os 5 primeiros livros da bíblia. Na antiga literatura judaica, a cabala era o corpo de uma doutrina totalmente recebida, com exceção do Pentateuco, inclui-a por ex. poetas e as tradições orais e incorporadas posteriormente ao texto da Mishná.
Textos principais são
•A Árvore da vida
•O Talmud das 10 sefirot.
•El Zohar.
•O Séfer Ietzirá.
•O prefacio da sabedoria da cabala.
Origem: a cabala surgiu nos finais do século XII, no sukl da França e Espanha.
Durante o renascimento místico judaico na palestina a cabala sai a luz entre os séculos XII e XIII na Provincia e Catalunha através das comunidades judias da zona vinculada infalivelmente a Oriente Próximo.
Assim se diz que a cabala nascei em Sefarad, uma comunidade judia espanhola.
Uma contribuição importante para a Cabala é atribuída a Abraham Abulafia (nascido em Zara, em 1240). Uma das fontes mais importantes da Cabala é o Zohar (Livro do Esplendor), escrito por Simeon Ben Yojai. A ideia básica aqui exposto é que mama da esfera oculta ou Infinito (Ain Sof) Divindade em si, um raio de luz que deu origem a nada (Ain), identificado como (sefirá) ou região emergiu, que recebe nome do kéter (corona). Desta suprema coroa de Deus emanam outras nove esferas (sefirot). Estas dez esferas constituem os diferentes aspectos de Deus, pelo qual este italiano escritor Pico della Mirandola (1463-1494), filósofo alemão Johannes cabalística Reuchlin (1455-1522) e o matemático alemão Wilhelm Schickard foi auto manifestação. Segundo (1592-1635), a cabala era um antigo ancestral sa-biduría todas as religiões, que Deus o Senhor tinha revelado primeiro a Adam (o primeiro homem), então Abraão, a Moisés no Monte Sinai, ao fazer-lhe-Tegra das Tabelas da Lei, um evento que os judeus colocaram em torno do século XIII a. C. Também é alegado que Deus ensinou suas verdades e mistérios através do anjo Raziel após a queda de Adão.
Explicação da Cabala, como tal, é o bem de todas as tradições místicas judaicas que acumulados do BC e vieram para reinterpretar a Escritura, de muitas formas diferentes que conseguiram criar um close mística para o gnosticismo (4) ou ao hassidismo (5). Basicamente, a cabala (que significa 'receber') é um sistema de interpretação mística e argumentou rica Torah (que os cristãos chamam o Pentateuco, e representa os cinco primeiros livros da Bíblia cristã, que procura nesse texto o significado do mundo e da "verdade". Ele pretende interpretar os sentidos ocultos dos cinco livros e neles ele busca revelação. Pode ser entendido de maneira metafísica, buscando a iluminação, ou pode ser entendido como um meio pelo qual se conhece a realidade que nos cerca. Cabalístico é a afirmação de que "o conhecimento absoluto não tem objeto, mas é um meio". Para os Cabalistas, a linguagem é criativa e a Torá contém todos os textos, todas as combinações que podem ser dadas para criar outros mundos e outras realidades. Os cabalistas entendem que o nome de Deus é formado por todas as letras que compõem o alfabeto e que, portanto, ele tem múltiplas formas. Deus usou letras para criar o universo através de suas emanações ou sefirot. Dois tipos de Cabala são subdivididos em dogmática (ou real) e artificial (ou simbólico).
A cabala dogmática ou real
A cabala dogmática explica os sentidos ocultos de certas palavras da Bíblia, com aplicação aos fenómenos da história da criação.
É de dois tipos:
• A doutrina da Merkabah supralunar lida com o mundo (ou da teologia e da metafísica) e ...
• Doutrina da Bereshit, que trata do mundo sublunar (ou seja, os fenómenos).
A Cabala simbólica ou artificial
Na Cabala artificial, certas regras hermenêuticas
(6) são prescritas para decifrar o significado oculto dos textos da Bíblia. Assim, para decifrar o significado oculto dos textos da Bíblia (que é considerado acompanhado por uma sensação recôndita) estão colocados verticalmente um por cima das outras palavras diferentes versões de escritura, resultando em novas palavras de letras leitura verticais. As palavras estão dispostas como uma tabela para ser lida verticalmente ou em antropófago
(7). As palavras se juntam completamente e são separadas novamente, etc. A leitura cabalística artificial usa três mecanismos analíticos básicos:
• Gematria. O noticon.
• O temurá. Gematria A gematria considera o valor numérico da palavra ou palavras no texto, cujo significado é investigado, o que será mais uma palavra estranha cujas letras adicionadas até o mesmo valor numérico que esse ou desses. Assim, em Gênesis XLIX, 10, lê: "Você não vai tomar a sua vara ordenou a Judá, nem (falta), o legislador (a tocha suprema) entre aqueles de sua geração (filhos) para o Pacífico para vir (Shiloh Yabosh). "para descobrir quem é o pacífico, cabalistas adicionar valores numéricos das palavras hebraicas" até que ele venha Pacific ", que dão Yod é 10, a aposta é igual a 2, alef é igual a 1, shin é igual a 300, yod é igual a 10, lámed é igual a 30, ele é igual a 5, total 358.
À medida que os valores das cartas que entram na palavra מָשִׁיחַ (Mashiach, 'Messias') são igualmente 358, no Pacífico será o Cristo. Notaricon. Em Notaricon método são combinados, por meio de acróstico
(8), as letras iniciais ou frase das palavras tarde cujo significado quer ser interpretado com a palavra resultante, descubra isso. Assim, as palavras hebraicas que correspondem ao primeiro de Abraão Isaac disseram no ato de sacrifício Três: "A vítima, meu filho, Deus proverá" (Gênesis, XXII, 8), começando com Alef, Yod, aleijou que ail juntos formam a voz (‘ram'), e, na verdade, o carneiro é indicado no versículo 13. Notaricon finalmente, "ler entre as respostas das linhas, revelou que a linguagem divina permanece oculto para o leitor não iniciado. Basicamente, consiste em tomar as iniciais de uma série de pá-sutiãs, ou as letras finais, e, portanto, extrair dali um novo material profético "não-divulgado" e preciso. Como os sons das vogais não são escritos em hebraico, uma quantidade considerável de palavras ocultas pode ser obtida. Umberto Eco cita um exemplo do Eclesiástico que pergunta: "Quem subirá por nós ao reino dos céus?" Tomando as letras iniciais e finais de cada palavra, você obtém a seguinte resposta: "Os justos verão a Deus".
O Temura. Na técnica Temura, o novo significado de uma palavra retirado transpondo as letras que incluem, ou separá-los para que elas formem palavras diferentes; isto é, um procedimento anagmático
(9). Tem havido muita conversa sobre numerologia relacionada à cabala. Cada letra como um elemento criativo tem um número atribuído, o que dá significados ainda mais enigmáticos para textos como a Torá ou, de fato, para qualquer outro.
Temura é a permutação de letras um modo anagrama. Uma vez que os escritos em hebraico sem vogais, lendo uma palavra como YHWH ainda é WHYH, HWYH, cada um com um possível significado simbólico concreto. Gematria é outra disciplina de interpretação que consiste em cálculos numéricos obtidos a partir das letras de ale fato (o alfabeto hebraico). Isso sintetiza 10 possíveis significados em cada letra, a saber: • relacionados ao conceito que eles ocultam. • Para o seu significado estrito. • Para o seu formulário. •Seu número. • Seu significado celeste (zodiacal e astrológico). • Sua localização temporal (nas estações, dias da semana e meses). • Sua relação com o corpo humano, seu efeito nas habilidades e dons do homem. • Simbolizando pessoas importantes na história de Israel. • especificar a direção dos canais que ligam a dez sefirot . Estrutura da Cabala explica sefirot dez esferas (sefirot), geralmente listados na ordem em que o raio de Deus desce para criar o mundo, que é a mesma numeração que é usado pela Kabbalah hermética européia. listados abaixo seus nomes e o significado da hebraica traduzida são:
• 1 - Keter (coroa, o desejo de fazer o bem ao seu criado, doação).
• 2 - Hochma (sabedoria, o desejo de receber).
• 3 - Bina (a doação, o desejo de doar com a intenção de receber).
• 4 - Hesed (misericórdia).
• 5 - Gevurah (justiça, força).
• 6 - Tiféret (beleza).
• 7 - Netsah (a vitória da vida sobre a morte).
• 8 - Hod (a eternidade do ser, glória).
• 9 - Yesod (a fundação, a geração ou a pedra angular da estabilidade).
• 10 - Malkut (o reino, o desejo de receber a fim de receber, o tema da criação, o ego, o navio, a qualidade da recepção puro).
• 11 - Daat (conhecimento)
Assim, as 10 sefirotes são agrupadas em 5 estados da natureza: inanimado, vegetativo, animado, falante e o criador. As sefiras são um sistema integral presente em cada pessoa e seu desejo de receber prazer. O desejo de receber pode rejeitar ou absorver a luz do prazer através do criador, a propriedade de doação presente na unidade do ambiente.
Notas: (1) - Pentateuco: É o conjunto formado pelos cinco primeiros livros da Bíblia, que a tradição atribui ao hebraico Parstriarch Moisés. O Pentateuco é considerado canônico por todas as confissões cristãs e faz parte de todas as Bíblias. Corresponde àqueles que na tradição hebraica formam a Torá, o núcleo da religião judaica. Os cinco livros que a compõem são: • Gênesis. Êxodo • levítico • números • Deuteronômio. (2) - Hagiógrafos: Hagiografia é a história da vida dos santos. O autor ou praticante de hagiografia é chamado de hagiógrafo. Ele também é conhecido como hagiógrafo qualquer autor da Escritura livros Sa-tier, e na Bíblia hebraica, cada terceiro livro.
(3) - Mishná: A Mishná é um órgão exegético de leis judaicas compiladas, que recolhe e consolida tradição oral judaica desenvolveu ao longo dos séculos, desde o tempo da Torá ou lei escrita, e à sua codificação-ing nas mãos do rabino Judá, o Príncipe, no final do século II.
(4) - gnosticismo: o gnosticismo é um conjunto de correntes filosóficas e religiosas sincréticas que chegaram mimeti-Zarse com o cristianismo nos primeiros três séculos de nossa era, acabou se tornando um herético declarou após um período de algum pensamento posição entre os intelectuais cristãos. De fato, pode-se falar de um pagão gnosticismo e uma gnosticismo cristão, embora o pensamento gnóstico mais significativo foi alcançado como ramo heterodoxa do cristianismo primitiva. De acordo com esta doutrina iniciados não são salvos pela fé no perdão através do sacrifício de Cristo, mas são salvos por meio da gnose, ou conhecimento introspectivo do divino, que é uma fé que o conhecimento. Nem a fé nem a morte de Cristo são suficientes para salvar a si mesmo. O ser humano é autónomo para se salvar. O gnosticismo é uma mística secreta da salvação. As crenças e ideias ortodoxas da filosofia grega, principalmente platónica, são misturadas sincronicamente. É uma crença dualista: bem contra o mal, espírito contra a matéria, o ser supremo na frente do Demiurgo, do espírito sobre o corpo e alma. O termo vem do grego (gnosticismos); de (gnoses): 'conhecimento'.
(5) - hassidismo: hassidismo ou hassidismo é uma interpretação religiosa ortodoxo e místico dentro da religião mosaica ou o judaísmo, é anotado para o rigor dos mandamentos que a regulam. A Cabala Simbologia do Mundo www.simbologiadelmundo.com Page 7 (6) - Hermenêutica: Arte ou teoria de interpretação de textos, especialmente escrituras sagradas e textos filosóficos. (7) -. Bustrofedon "Turn, Turn", o tipo de modo de digitação escrito ou que é elaborar alternativa de importar uma linha da esquerda para a direita e a próxima da direita para a esquerda ou vice-versa (popularmente, cobra aparece) em numerosas inscrições arcaicas, incluindo grego
(8) -.. acróstico um acróstica é uma composição poética ou normal em que as letras iniciais, intermédios ou finais de cada verso ou frase, ler na vertical, formam uma palavra ou uma frase por extensão é também chamada de palavra acróstica ou frase formada por essas letras.
(9) - Anagrama: Transposição das letras de uma palavra ou frase, que resulta em outra palavra ou frase diferente. que resulta dessa transposição de letras, por exemplo, amor, Roma, ou vice-versa, símbolo ou emblema, especialmente o constituído por letras.